Vale a PENA?!



Vocês sabem que "do nada" vem uma expressão na minha cabeça e eu começo a analisá-la certo? E a "boa da vez"- parece Bingo de Igreja - foi: Vale a pena?  

A gente fala tanto isso né? Por que você ainda fala/pensa/vê/dorme com ele? "AAA por que vale a pena!" Vale mesmo?  Então "péra-la" e vamos analisar juntas:  

 

pena (ê)s. f.

1. Punição, castigo imposto por lei a algum crime, delito ou contravenção. - essa eh a minha preferida, praticamente um soco no rim afinal, nós sofremos a punição porque "queremos" e não porque a lei impõe. 

2. Desgosto, tristeza. - Sempre acaba nesse sentido.

3. Lástima, dó, compaixão.

4. Caneta; bico de escrever; cálamo.

5. Escritor.

6. Pluma. - Bom tem ainda mais alguns sentidos tão diferentes quanto esse, para manter a coerência parei nesse.

 

Bom, a opção número 1, sintetizando, é dolorosa, porém coerente . Punição para quem cometeu um crime. Não sei quanto a vocês, mas eu acredito que seja um crime ao amor próprio se deixar ser humilhada por alguém, ou se colocar em situações onde seu coração fica em risco. Logo a pena é justa (sim porque ele só pisa porque você deixa).

A dois é clara: tristeza. Vamos trocar as palavras? Vale a Tristeza. Vale mesmo? Não sei se você compartilha do mesmo pensamento que eu, mas, creio que nem quando a gente perde um ente querido e sofremos, a pessoa que partiu não gostaria que a gente ficasse triste, imagina um sem vergonha na cara que só demonstrou falta de respeito por você e seus sentimentos!

A pergunta que não quer calar: Ele que já te fez sofrer tanto, vale isso? Se você titubear na resposta eu te mato por que ela é uníssona: NÃO!

Então para que se permitir ficar nesse ciclo vicioso tóxico? 

Já tive o "prazer" de ouvir da boca do "falecido" - é assim que eu carinhosamente o chamo - enquanto eu em prantos perguntava porque ele agia de tal forma ele falou secamente "Você sofre porque quer". E sabe que o desgraçado-  como pode ver já superei...rs- tem razão? É a mais pura verdade. E adivinha só queridinho, não quero mais. 

Parece fácil falar, mas quando a gente se decide, e enxerga que há muito mais por vir, a gente relaxa e começa a curtir mesmo a vida. Enquanto não percebermos que não precisamos de ninguém para ser feliz, seremos alvo fácil para quem não presta... Pensa nisso!!! Mas pensa e MUDA suas atitudes. Se você não resistia e respondia a mensagem, não responda. Se você ainda o atendia, não atenda. Pensa bem, e agora responde consciente, vale a pena?

Comentários

Postagens mais visitadas