Desenvolver a bendita autoestima - "Como aprender a me amar?"



É muito fácil eu chegar aqui e falar que nós mulheres temos que nos amar como somos. Que é super rápido aprender a se gostar e a admirar  (e principalmente ACEITAR) o reflexo no espelho. Mas a realidade é bem diferente. Vamos lá, sendo bem redundante, vamos começar pelo começo.

Como nós, meras mortais vamos gostar de nós mesmas, nosso corpo com as nossas características naturais, sendo que crescemos vendo supermodelos, atrizes perfeitas, narizes irretocáveis (completamente retocados), seios grandes que apontam o norte mais que uma bússola? COMO isso pode ser fácil sendo que a mulher já cresce com a superpressão de que tem que ser perfeita, ter um ótimo gênio, não ser gorda ou magra demais, ter os cabelos hidratadissimos (lisos de preferência ou com cachos definidissímos em 4k?). Cara, ser mulher é MUITA TRETA! O padrão de beleza inalcançável (e de comportamento perfeito também) nos persegue desde que a gente é criancinha! É muito injusto! Indico para vocês a letra da música da Demi Lovato que caiu como uma luva para  mim. I love me... https://www.vagalume.com.br/demi-lovato/i-love-me-traducao.html

Então para não ficar choramingando aqui dando exemplos daquilo que a gente já sabe, vamos aos exercícios práticos que espero que te ajudem a se amar (assim como me ajudaram a me aceitar e a me amar como sou). 

1-   1. ACEITA QUE DÓI MENOS: Beleza é algo completamente relativo. Lembra daquela época da escola que a gente estudava as obras de artistas e as musas inspiradoras eram todas gordinhas? Aquele era o padrão de beleza da época. O que define o belo e o feio são um conjunto de fatores culturais e sociológicos que só eu fumando muita maconha (e eu não fumo), conseguiria explicar. O ponto é, o que é bonito para um, pode não ser para o outro. Quantas vezes você achou alguém lindíssimo e sua amiga não achou o mesmo? E digo mais, quantas vezes uma pessoa que vc acabou de conhecer e pagou o maior pau (CARALHO QUE LINDO(A), e ai no fim da noite já tá de saco cheio de tanta merda que a pessoa fala e já até pensa que a pessoa nem é tão bonita assim?. O contrário também acontece tá? Aquela pessoa que vc não acha instantaneamente atraente, mas que conhecendo melhor você acha que é tão gente fina que se torna até mais bonita? A beleza é um conjunto de fatores e você minha amiga tem todos eles. Só precisa começar a enxergá-los. E dai que vc tem espinhas no rosto, e dai que seu cabelo tem vida própria e daí que sua barriga tem dobrinhas? E DAÍ? Isso define o que exatamente? Apenas sua individualidade. Primeira coisa é entender que vc precisa ser amável com você mesma. Precisa ter uma conversa consigo mesma e definir se o que tanto te incomoda merece gerar tanta frustração e dor. Caralho sabe aquela coisa que mãe fala “Olha a ciclana mil vezes mais feia que vc e tá lá feliz de biquini na praia!”. Então, a ciclana tem o que vc não tem (AINDA), que é uma autoestima equilibrada.

2    2. AUTOCONHECIMENTO. Quem é você? Quais suas qualidades? Aposto que defeitos sabe de cor, mas quais são suas qualidades? Pare e se analise com o mesmo amor que analisaria sua melhor amiga, por exemplo. Seja justa com você. Olha para trás, veja tudo o que você já viveu, conquistou e desafios que foram ultrapassados. Faça sua lista de qualidades que você admira em si mesma. Você é sincera com as pessoas? Ótimo já faz muito mais que a maioria do mundo. Você é empática e se coloca no lugar do outro com facilidade? Isso é muito bonito. Começa a olhar com carinho para você. Você é uma boa pessoa, você pode ter errado sim, ninguém é perfeito. Lembre-se você é única e precisa começar a ser mais justa com você mesma. Ter mais amor por você, pela jovem/mulher íntegra que está se tornando ou já é. Isso é mais bonito do que mil narizes empinados via rinoplastia. A Autenticidade tem valor. Acredite nisso, busque e valorize isso em você e naqueles que estão ao seu redor. (Digo isso pq não adianta nada você querer ser uma pessoa que aprende a se amar como é, mas fica perseguindo o bonitão da faculdade só pq ele é bonito).

3-       3.MUDANDO PADRÕES NEGATIVOS. Quando você dá o primeiro passo rumo ao caminho certo (mesmo que seja longo para caralho), as coisas vão se encaixando. Te proponho um exercício bem simples, toda vez que vier um pensamento negativo sobre você mesma, rebata com um positivo. A regra é clara, SEJA JUSTA. Um para um. OK, vc tá acima do peso e ta pensando como chegou nesse ponto? OK, acontece. O que vai fazer a respeito disso no HOJE é muito mais produtivo do que ficar se culpando por tudo o que comeu ontem, entende? É daqui para frente. Pense em algo positivo sobre si mesma e bole uma estratégia para melhorar aquilo que te incomoda tanto.

4-      4.MUDANDO AQUILO QUE VC CONSEGUE MUDAR. A SI MESMA. Busque sua melhor versão de dentro para fora. Sei que se conselho fosse bom a gente não dava né? Vendia. Mas vai por mim. Não adianta pintar o cabelo da cor do da Julia Roberts se você não está bem com você mesma. Na minha opinião todo mundo deveria fazer terapia, pronto falei. O ser humano é muito complexo! São tantas emoções e pensamentos que só um profissional pode ajudar de verdade. Então quando você começa a terapia você começa a entender por que você tem gatilhos emocionais que te levam a agir ou fazer coisas que você não gostaria de fazer. E aí o profissional vai te orientando a mudar esses padrões. É penoso, é doloroso é lento mas é eficaz.

Todas as etapas são um processo. Não é do dia para a noite que vai resolver, muito menos pintar o cabelo (ação número 1 que as mulheres insatisfeitas costumam fazer – só vai ficar com o cabelo poroso). Tenha calma, respire, vai ajustando os ponteiros aos poucos que tudo vai se acertar. Prometo!  

 


Comentários

Postagens mais visitadas